Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Resumo de Biologia para o Enem 

Olá querido vestibulando!
Resolvi comentar sobre alguns assuntos de biologia que acho bem relevante você saber para o Enem 2018, vamos lá?!

Assuntos
  • Bases Moleculares: Água, sais minerais, glicídios, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos.

Água

É a substância mais abundante em um ser vivo, constituindo cerca de 75% a 85% de sua massa corporal. Ela desempenha papel fundamental nos seres vivos por ser capaz de dissolver grandes variedades de substâncias químicas , tais como sais, gases, açúcares, aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.


Hidrofílicas: Substâncias que dissolvem em água

A solubilidade dessas substâncias deve-se ao fato de haver, nas moléculas hidrofílicas, regiões eletricamente carregadas, por isso capazes de interagir com as moléculas polarizadas de água.

Exemplos de substâncias hidrofílicas: grande parte dos glicídios e muitas proteínas

Hidrofóbicas: Substâncias que não dissolvem em água.  Não apresentam cargas elétricas, são apolares. Ex.: óleos e as gorduras

Nos seres vivos ocorrem muitas reações químicas, e quando acontece a quebra de moléculas orgânicas com a participação da água como reagente, chamamos de reação de hidrólise.



Sais minerais

“ Sais minerais são elementos que tem sua origem no solo e não podem ser produzidos por organismos vivos.”

São substâncias inorgânicas formadas por íons. A falta de certos minerais pode afetar seriamente o metabolismo e até mesmo causar a morte.


Glicídios e lipídios:

Glicídios são moléculas orgânicas chamadas de carboidratos, constituídas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

São a principal fonte de energia para os seres vivos. Também tem um papel na estrutura corporal dos organismos, a celulose, por exemplo, forma a parede das células vegetais e a quitina constitui o mais importante componente do exoesqueleto dos artrópodes (insetos, aranha, camarões etc.).

Os glicídios também fazem parte da estrutura dos ácidos nucleicos (DNA e RNA).

O ATP (trifosfato de adenosina), a principal substância envolvida nos processos energéticos biológicos, também apresenta um glicídio - a ribose - em sua composição.


Lipídios

São substâncias orgânicas como óleos, ceras e gorduras, cuja a principal característica é a insolubilidade em água e a solubilidade em certos solventes orgânicos.

Os principais tipos de lipídeos são: Glicerídeos, esteroides, fosfolipídeos, carotenoides e ceras.

  • Glicerídeos: Óleos e gorduras
  • Esteroides: Hormônios (secretados pelas gônadas, córtex adrenal e pela placenta)
A testosterona é o hormônio sexual masculino, enquanto que o estradiol é o hormônio responsável por muitas das características femininas.

O colesterol é o esteroide de maior importância, fazendo parte da estrutura das membranas celulares, conferindo-lhe maior rigidez, e atuando como precursor na biossíntese dos esteroides biologicamente ativos, como os hormônios esteroides e os ácidos e sais biliares.  O excesso de colesterol no sangue é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças arteriais coronarianas, principalmente o infarto agudo do miocárdio.


Tipos de esteroides:

  • Colesterol– presente nas membranas celulares e envolvido na síntese de hormonas, sais biliares e da vitamina D
  • Fitoesteróis – presentes nas membranas celulares das plantas.
  • Micosteróis – presentes nos fungos.
  • Hormônios esteroides – corticosteroides, estrogêneos, progesterona, androgênios, entre outras.


Proteínas

São substâncias formadas por dezenas, centenas ou milhares de moléculas de aminoácidos, ligadas em sequência como elos em uma corrente, ou seja, proteínas são polímeros cujos monômeros são aminoácidos.


Aminoácidos: é uma molécula orgânica formadas por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Certos tipos de aminoácidos podem ainda conter átomos de enxofre.




A ligação entre dois aminoácidos vizinhos em uma molécula de proteína é denominada ligação peptídica e sempre se estabelece entre o grupo amina de um aminoácido e o grupo carboxila do aminoácido vizinho.

Como as proteínas são geralmente constituídas por um grande número de aminoácidos, elas são polipeptídios (do grego poli = muito)

Em que  diferem as proteínas?


  • Pela quantidade de aminoácidos presentes na cadeia polipeptídica;
  • Pelos tipos de aminoácidos presente na cadeia;
  • Pela sequência em que os aminoácidos estão unidos na cadeia.
Mesmo que duas proteínas possuam exatamente o mesmo número e as mesmas proporções de tipos de aminoácidos, elas podem ser diferentes, dependendo da sequência em que esses aminoácidos estão unidos.

Teoricamente, há um número muito grande de combinações  possíveis entre os vinte tipos de aminoácido  nas proteínas. E, de fato, já foram identificados milhares de tipos de proteínas nos organismos vivos; calcula-se que no corpo de uma pessoa existam entre 100 mil e 200 mil tipos diferentes de proteínas.